Atuação Da Hidroterapia Na Fibromialgia (Dor Crônica)



A fibromialgia (FM) é uma síndrome que determina limitações à capacidade funcional dos indivíduos pelo quadro álgico crônico, podendo interferir diretamente na qualidade de vida e, portanto, na saúde dos pacientes. É uma patologia reumática caracterizada por dor músculo esquelética difusa crônica (associada à pressão de pontos superficiais específicos- tender-points) e fadiga, comumente associada com distúrbios do sono e alterações de caráter psicológico, como a depressão, além de alterações na sensibilidade dolorosa, autonômicas e no sistema neuroendócrino. Outros sintomas ocasionalmente relatados são cefaleia  ansiedade, alteração de memória e dismenorreia. 
A FM acomete principalmente mulheres de meia idade (30-60 anos), mas pode apresentar-se em ambos os sexos e em qualquer idade. A prevalência mundial é em torno de 2%, e calcula-se que pelo menos 3,5 milhões de brasileiros sofram da doença. 
O tratamento de hidroterapia é dirigido para um condicionamento geral, aliviando a dor, melhorando os padrões de sono através do esforço físico e relaxamento muscular, prevenindo e corrigindo contraturas secundárias a dor. O calor e a flutuabilidade da água aliviam o estresse nas articulações, principalmente naquelas envolvidas na sustentação de peso, proporcionando a realização do exercício sem dor. 
A realização do exercício em grupo, com a presença de outros pacientes pode ajudar na disciplina para o exercício aquático regular e a manutenção á longo prazo, já que os sintomas da doença exigem este compromisso com o tratamento em um longo período de tempo. 
Os exercícios em piscina aquecida são, talvez, as atividades mais benéficas para fibromiálgicos, pois há uma falta de força concêntrica e os movimentos são mais lentos por serem executados na água, reduzindo as chances de microtraumas. 
O objetivo do programa de exercícios aquáticos terapêuticos para fibromialgia é ajudar a aumentar a tolerância do indivíduo ao exercício e o nível de resistência, ganhando desta forma melhoria geral no nível de condicionamento. À medida que o nível de condicionamento melhora a intensidade dos sintomas, como dor após o esforço, rigidez e fraqueza muscular diminui.